terça-feira, 28 de junho de 2011

Em Chamas e Brazas



Já faz mais de 40 dias que acontece a greve dos professores em Santa Catarina. O motivo da greve é simples, os professores da rede estadual, lutam pelo piso salárial que é lei mas não é cumprida. Por outro lado o governo, não quer pagar aos professores. A lei é federal e o dinheiro seria repassado pelo governo federal e aplicado pelo governo estadual. Na prática o que ocorre é o pagamento base de antes de 2008 (e a lei do novo piso foi criado em 2008 e não é respeitada desde então).As propostas oferecidas pelo mesmo aos professores anteriormente "davam com uma mão e tiravam com a outra", pois supria o piso salarial, porém retirava os beneficios.

Bom a greve já vem ocorrendo a bastante tempo, os lunos já esão sendo prejudicados, e o governador anda dando voltinhas pelo estado, sem muita preocupação em relação a greve.Eu concordo com os professores em fazer greve, afinal de contas seu direito (que é lei FEDERAL) não está sendo cumprido, trabalham toda a semana (muitas vezes sendo desrespeitados por alguns alunos) enquanyto o governador dá voltinhas pelo estado (sabendo que os governadores no brasil ganham uma media de 17,5 mil (não sei quanto o governador de SC ganha) e andm com uma "cambada" de seguranças e só fazem administrar de forma equivocada o dinheiro da população (veja só os problemas sociais de Santa Catarina). Por outro lado os pais já estão reclamando da greve criticando os professores (muitas vezes),eu acredito que os pais deveriam apoiar os professores e pressionar os politicos que não tomam a frente para resolver os problemas (afinbal de contas se o dinheiro vem do governo federal, pr onde está indo a diferença?), afinal ir contra a greve é adiar a resoluçlão do problema.Afinal se os professores desistirem agora, daqui a alguns meses ou ano que vem eles retomam a greve. ou seja 6 po meia dúzia.



Outro fator é que o governo estadual teria colocado a greve na justiça como algo ilegal. Bom se a lei é federal em relação ao piso, a greve não deve ser ilegal (caso a justiça braileira considerar como ilegal ela mesma se contradiz e não tem mais por que nós brasileiros acreditar em uma justiça lenta, "sega" e consequentemente injusta, que pode ser manipulada pelos poderosos).

0 comentários:

Postar um comentário